Já faz uma semana e fico muito feliz pelo carinho de todos que fizeram questão de me confortar quanto a perda da minha avó na noite em que me formei...também agradeço em especial aqueles que fizeram questão de marcar presença ligando ou indo na colação para me parabenizar pela formatura. Tive um feedback muito positivo do discurso de orador da turma e gostaria de compartilhar aqui, as palavras de um dos dias mais importante para mim e minha família: A realização de um projeto de vida que tanto lutamos. .
---- por Victor Hugo de Sousa 20 de Março 2017 .
"Boa noite,
A mim foi dada a honrosa tarefa de falar em nome de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a um projeto de universidade que acompanhei desde os primeiros dias de aula do campus Gama. Uma data tão especial não combina com um discurso longo e por isso prometo ser breve nestes 3 minutos de fala.
Cada um de nós tem uma história diferente para contar sobre o que foi passar pela UnB Gama. A escolha do curso, o primeiro dia de aula, o primeiro porre em um Happy Hour, a primeira reprovação, a prova mais difícil, o prédio em construção, as greves, o suor, o medo, a superação. Por 4, 5 e até 8 anos a UnB foi a casa de muitas pessoas. Pessoas que de uma forma ou de outra tiveram papel fundamental em nossa formação moral e profissional. Pessoas que lembraremos com carinho, pessoas que perdemos no meio do caminho, e sobretudo, pessoas que acreditavam que era possível criar uma nova forma de fazer engenharia. Tivemos a honra de estudar e lutar ao lado de nosso colega e amigo Rafael Felipe Mendonça, Alan Saliba, Javan Santana, Péricles, Bruno Castro e tantos outros nomes que fizeram parte de nossa comunidade universitária e hoje vivem em nossos corações.
Fiéis aos nossos valores e a nossa maneira, fizemos história mais uma vez. Isolados em uma das regiões administrativas mais carentes e desfavorecidas do DF, enfrentamos todo o tipo de adversidade possível de ser enfrentada por um estudante brasileiro. Não faltaram oportunidades para que cada um de nós chegasse a pensar que esse projeto não valia a pena. A vontade de desistir, de mudar de curso, de cidade, de sumir sempre assombrou cada um de nós. Nossos familiares são testemunhas da nossa dedicação, da nossa disciplina e do nosso compromisso para com as incontáveis horas de estudo e pouquíssimas horas de lazer.
Hoje, em um dos dias mais importantes de nossas vidas e de frente as pessoas mais importantes de cada formando presente, quero falar de peito aberto aos nossos colegas de universidade, aos professores e servidores da UnB que foi uma honra me tornar engenheiro ao lado de vocês. Digo sem medo que estou ao lado das pessoas mais fortes e preparadas para enfrentar a crise que assola nosso país. Homens e mulheres protagonistas que possuem a competência necessária para empreender e inovar com brilhantismo todo e qualquer projeto que tomarem como seus!!
Chegamos onde chegamos porque tivemos a humildade como estrela guia e iremos mais longe ainda se lembrarmos que a história que foi escrita nesta universidade foi feita por estudantes conscientes de seu papel na sociedade, que sonharam ser grandes, e que jamais abaixaram a cabeça frente a adversidade, a arrogância, a indiferença, o machismo, o racismo e incompetência pública de quem não tem compromisso com a educação neste país. Contra as inúmeras possibilidades de fracasso, diante de nossos mestres, celebramos o dia da nossa tão sonhada emancipação como profissionais no mercado de trabalho. Dignidade, orgulho, cabeça erguida, missão cumprida!! É o que sentimos!!
Cada um seguirá um caminho diferente em busca da sua própria felicidade e o que fica são lembranças das longas conversas e risadas no RU, do suco de gosto duvidoso, do calor certo no chiqueirinho, da poeira em nossos cabelos, das aulas improvisadas no Bezerrão, do forró de meio dia e dos gritos na reitoria que pediam respeito e consideração.
Lembranças que marcam, lembranças que ficam, lembranças que fizeram parte da nossa história!
Obrigado!"
---- em Universidade de Brasília - UnB
Comentários
Postar um comentário