Pular para o conteúdo principal

virando a página


Já faz uma semana e fico muito feliz pelo carinho de todos que fizeram questão de me confortar quanto a perda da minha avó na noite em que me formei...também agradeço em especial aqueles que fizeram questão de marcar presença ligando ou indo na colação para me parabenizar pela formatura. Tive um feedback muito positivo do discurso de orador da turma e gostaria de compartilhar aqui, as palavras de um dos dias mais importante para mim e minha família: A realização de um projeto de vida que tanto lutamos. .

---- por Victor Hugo de Sousa 20 de Março 2017 .

 "Boa noite,

 A mim foi dada a honrosa tarefa de falar em nome de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a um projeto de universidade que acompanhei desde os primeiros dias de aula do campus Gama. Uma data tão especial não combina com um discurso longo e por isso prometo ser breve nestes 3 minutos de fala. 

Cada um de nós tem uma história diferente para contar sobre o que foi passar pela UnB Gama. A escolha do curso, o primeiro dia de aula, o primeiro porre em um Happy Hour, a primeira reprovação, a prova mais difícil, o prédio em construção, as greves, o suor, o medo, a superação. Por 4, 5 e até 8 anos a UnB foi a casa de muitas pessoas. Pessoas que de uma forma ou de outra tiveram papel fundamental em nossa formação moral e profissional. Pessoas que lembraremos com carinho, pessoas que perdemos no meio do caminho, e sobretudo, pessoas que acreditavam que era possível criar uma nova forma de fazer engenharia. Tivemos a honra de estudar e lutar ao lado de nosso colega e amigo Rafael Felipe Mendonça, Alan Saliba, Javan Santana, Péricles, Bruno Castro e tantos outros nomes que fizeram parte de nossa comunidade universitária e hoje vivem em nossos corações.

Fiéis aos nossos valores e a nossa maneira, fizemos história mais uma vez. Isolados em uma das regiões administrativas mais carentes e desfavorecidas do DF, enfrentamos todo o tipo de adversidade possível de ser enfrentada por um estudante brasileiro. Não faltaram oportunidades para que cada um de nós chegasse a pensar que esse projeto não valia a pena. A vontade de desistir, de mudar de curso, de cidade, de sumir sempre assombrou cada um de nós. Nossos familiares são testemunhas da nossa dedicação, da nossa disciplina e do nosso compromisso para com as incontáveis horas de estudo e pouquíssimas horas de lazer. 

Hoje, em um dos dias mais importantes de nossas vidas e de frente as pessoas mais importantes de cada formando presente, quero falar de peito aberto aos nossos colegas de universidade, aos professores e servidores da UnB que foi uma honra me tornar engenheiro ao lado de vocês. Digo sem medo que estou ao lado das pessoas mais fortes e preparadas para enfrentar a crise que assola nosso país. Homens e mulheres protagonistas que possuem a competência necessária para empreender e inovar com brilhantismo todo e qualquer projeto que tomarem como seus!! 

Chegamos onde chegamos porque tivemos a humildade como estrela guia e iremos mais longe ainda se lembrarmos que a história que foi escrita nesta universidade foi feita por estudantes conscientes de seu papel na sociedade, que sonharam ser grandes, e que jamais abaixaram a cabeça frente a adversidade, a arrogância, a indiferença, o machismo, o racismo e incompetência pública de quem não tem compromisso com a educação neste país. Contra as inúmeras possibilidades de fracasso, diante de nossos mestres, celebramos o dia da nossa tão sonhada emancipação como profissionais no mercado de trabalho. Dignidade, orgulho, cabeça erguida, missão cumprida!! É o que sentimos!! 

Cada um seguirá um caminho diferente em busca da sua própria felicidade e o que fica são lembranças das longas conversas e risadas no RU, do suco de gosto duvidoso, do calor certo no chiqueirinho, da poeira em nossos cabelos, das aulas improvisadas no Bezerrão, do forró de meio dia e dos gritos na reitoria que pediam respeito e consideração. 

Lembranças que marcam, lembranças que ficam, lembranças que fizeram parte da nossa história! 

Obrigado!" 

---- em Universidade de Brasília - UnB


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semântica de forças

Acredito que a força do espírito se esconde no fraco de nossas personalidades. Não se trata de uma questão de certo mas de conhecer o significado da palavra. O contrário de coragem é covardia, o homem sínico por oposição é irônico, afirmamos ou negamos, mas personalidade não se nega, você tem ou não tem. 
Não quero ser contra meu próprio jeito de agir e me esconder na fortaleza do medo que ilude aquele que sabe jogar com as cartas que não tem na mão. Tenho que acreditar que possuo a determinação que me constrói forte e me prepara contra as várias negações que preciso enfrentar. Teste sua fé e saberá se é forte contra os homens de má fé. Desafie seus medos e saberá se sua coragem é determinada o suficiente para fazer você se conhecer.
A força do levantar trabalha o fato de você estar caido e precisar levantar para seguir em frente.Vista-se de pretensões de levantar com determinação cada manhã, se ainda queres deitar-se com satisfação a cada noite. Concentre-se no que te domina e lute con…

Função Fática

Aconteceu...e agora o passar e o repassar das memórias antigas são a melhor medicina contra essa tal saudade. Se eu apenas pudesse te ver, tudo ficaria bem...

Eu era bom em te fazer rir e chamava atenção sempre que o seu time favorito não ia bem. Falávamos de nossos amores e de como não tínhamos nada haver com nenhum deles, eu ria e os palpites na conversa duravam até a bateria do telefone acabar ou o sinal cair.Né?! Agente falava em se ver, de pular, de ser convidado para ir ao cinema, clube, restaurante e de ter um cotidiano, eu gostava do seu jeito de falar. Temos até um apelido para chamar o outro... Mas a culpa de ter começado é sua, por ser educada! rsss Nunca pensei que nós estaríamos aqui, pretensões cegas escondiam um sentimento mas eu não consegui fazer você ver isto...Não conseguia fazer você ver.

Todas as coisas que quero dizer não estão saindo direito e estou tropeçando nas palavras já que você deixou minha mente girando... Se eu pudesse te ver...

Existe algo sobre você agor…

Inver(são)

Pra você eu tenho algumas palavras a dizer... Mas antes quero pensar nas pausas e condições do novo plano de vôo A viagem levará 5 meses e as medidas de proteção não fazem parte da pauta de discussão A realização que você tanto busca está em um lugar onde ninguém nunca esteve ou jamais voltou vivo para contar uma história que é só sua! Abandono de velhas formas bem construídas, sozinho e pacientemente você vai se desfazer daquilo que te fez chegar tão longe. Despido de anseios e aflições você caminha para a certeza de renovação e a incerta possibilidade de sucesso.   A vida te preparou mental e fisicamente para esse momento e não é hora de olhar para trás.  Destrua o bico do ressentimento, arranque as unhas do medo, retire as velhas penas de suas asas e seja o protagonista de uma nova fonte de inspirações e pensamentos.  Alce o tão esperado vôo de uma nova vida de sonhos e realizações. Tenha coragem e não exite perante a rigidez e aspereza dos fatos e momentos difíceis! O sucesso é um…