Pular para o conteúdo principal

Reta final

Meu blog sempre representou minha inquietação e depois de 7 anos de existência continua sendo meu melhor recurso de reconstrução emocional. Acabou virando um conselheiro de tempo integral e uma válvula de escape para tirar excesso de informação e achismos que todo mundo tem e guarda em algum lugar.
Ultimamente tenho procurado entender o motivo de tanta ansiedade e aflição com o futuro da minha carreira. São inúmeras as vezes que me sinto sufocado frente a enorme expectativa que todos possuem a meu respeito. Esse texto é um depoimento e um compilado de "coisa" que acontece e acredito influenciar nosso estado de espírito.

As cobranças diárias para apresentar o curriculum perfeito, o melhor emprego na melhor empresa no melhor setor e o melhor salário...tantas respostas para compôr o fim que justifica o meio. Tantas e quantas humilhações...
A última vez que senti algo parecido foi no vestibular, antes de ingressar no ensino superior...aquela fase que você precisa responder que você vai ter um futuro e que vai ser bem sucedido por ter escolhido um curso concorrido...A verdade é que ninguém pergunta se você precisa daquilo para ser feliz. Nos dias de hoje a felicidade é puro marketing pessoal.
As cicatrizes daquela época continuam evidentes, fazem parte da minha história de vida e a experiência mostra que é inevitável chegar a algumas conclusões óbvias.
Ser feliz com as próprias escolhas não te isenta de cobrança, de perfeccionismo, de obrigações e protocolos sociais rigorosos e que tentam separar as pessoas entre Vencedores, Perdedores e Fracassados.
Pra mim isso tudo faz parte de um venenoso imediatismo cultural. Causa primária das diferentes formas de desigualdade existentes. Jogo de minoria virou da maioria e tudo virou uma questão de um "grupo" contra outro "grupo". Esquecemos que somos da mesma espécie e que viver a própria vida não é um direito mas uma questão de privacidade.
Nossa liberdade é apenas aparente pois somos escravos das boas impressões e das vontades dos mais próximos. A pobreza de espírito é exagerada e se parece com alguém que a gente não gosta e se considera diferente:  gorda demais, alta demais, preta demais, feliz demais, rica demais, gay demais, política de mais, velha demais e clichê demais pra esconder sintomas evidentes de dependência química, física e psicológica. Neste quadro enfermidades somos os doentes incuráveis que buscam pôr alívio imediato em suas dores latentes. Sofrer é penoso, desnecessário, dispensável. 
Consumimos pavorosas toneladas e incontáveis caixas de remédios para não sentir mais aquilo que mais nos identifica como indivíduos! Somos os pacientes mais propensos a apresentar dependência diária de auto-afirmação. Julgamos, condenamos e enquadramos para explicar o porque de nossa indiferença com os melhores amigos e discordâncias em família.
A cada dia somos cada vez menos, nós mesmos.
Não acho que sou o único a compartilhar desta aflição sozinho.
Muito menos penso que meus problemas são maiores que o de outras pessoas.
Estou a falar de minhas reflexões, minhas auto-avaliações, minhas próprias alfinetadas,  meu crescimento enquanto ser humano e protagonista da própria vida! 
Falar em primeira pessoa não deveria ser sinônimo de egoísmo, egocentrismo ou qualquer outra definição superficial, pouco aprofundada e sem qualquer empatia com o próximo.
Hoje consigo interpretar essa cobrança toda como uma forma de motivação pessoal e de amadurecimento para encarar a realidade. Minha vida ganha novo significado e tenho fé que irei colher os melhores frutos que a sinceridade e humildade conseguem plantar.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Semântica de forças

Acredito que a força do espírito se esconde no fraco de nossas personalidades. Não se trata de uma questão de certo mas de conhecer o significado da palavra. O contrário de coragem é covardia, o homem sínico por oposição é irônico, afirmamos ou negamos, mas personalidade não se nega, você tem ou não tem.  Não quero ser contra meu próprio jeito de agir e me esconder na fortaleza do medo que ilude aquele que sabe jogar com as cartas que não tem na mão. Tenho que acreditar que possuo a determinação que me constrói forte e me prepara contra as várias negações que preciso enfrentar. Teste sua fé e saberá se é forte contra os homens de má fé. Desafie seus medos e saberá se sua coragem é determinada o suficiente para fazer você se conhecer. A força do levantar trabalha o fato de você estar caido e precisar levantar para seguir em frente.Vista-se de pretensões de levantar com determinação cada manhã, se ainda queres deitar-se com satisfação a cada noite. Concentre-se no que te domina e lute

Reconquiste-se

Todos os dias quero novos motivos pra me alegrar, me divertir, me decepcionar, quero motivos para viver. Não me agrada uma vida baseada na mesmisse, na personalidade dissimulada, fria e calculista que a pura engenharia me impõe. Quero mesmo é me misturar, me comunicar, falar besteira e me envolver com alguem o suficiente para sentir falta desse tempo de escrever minhas histórias. Confesso que nem sempre me envolvo com as pessoas certas, mas sei que as conheço na hora certa. Não faço questão de ter muitas mulheres, bom mesmo é se sentir o homem de poucas. Só que não me prendo apenas a esta idéia que codifica minha personalidade. Tenho o direito de ser humano e querer preencher o imenso ego masculino da insatisfação amorosa. Se sempre soubessemos quem queremos nunca estaríamos procurando, selecionando, reclamando e pontuando a lista que ninguem consegue preencher. Aliás, se for perfeita demais, já perde a graça, onde está a emoção de se conquistar a mesma mulher todos os dias? Só que o ú

Enquanto se olha

S empre relutei em expor meu lado emocional em blogs. É contra minha política de privacidade, mas surpresa chega sem avisar e eu precisava pensar um pouco mais nisso tudo, afinal, quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.  Estranho se perguntar quantas coisas cabem em um olhar, é algo expressivo, é como falar. Dizem que deveríamos olhar demoradamente para nós próprios antes de pensarmos em julgar alguém, mas a verdade é que naquele instante você perde a noção de tempo e muita coisa fica no ar. Só sei que aquele olhar me desconcerta, me desmonta, me desarma e fico refém de uma experiência a escuro na qual não tenho habilidade de desbravar. É estranho como que o mundo se cala e suas próprias crenças políticas e regras de convivência vão tudo para o alto quando você simplesmente continua a olhar.  É como se a própria experiência não servisse de nada, que o fato não é mais fato e não existe palavra no seu vocabulário capaz de responder qualquer coisa que e